SISTEMA CARDIOVASCULAR
ESTRUTURAS QUE COMPÕEM O SISTEMA CARDIOVASCULAR
- Coração
- Veias
- Artérias
- Capilares sanguíneos
Diferencias básicas entre veias e artérias:
Artérias:- Originam-se por ramificação
- surgem calibrosa
- Estão em menor quantidade(1 para 2 veias)
- Paredes mais grossas
- Velocidade de fluxo maior
- pulsam
Veias:
- Originam-se por confluências
- Surgem com calibre pequeno
- estão em maior quantidade (2 para 1 arteira)
- Parede delgadas
- velocidade de fluxo menor
- não pulsão
LOCALIZAÇÃO DO CORAÇÃO:
Está localizado no tórax entre os pulmões, em um espaço denominado mediastino, com seu ápice inclinado ligeiramente para a esquerda.
O sangue chega ao ventrículo esquerdo através da valva mitral, passa pela valva da aorta saindo do coração através da artéria aorta. Vai para os tecidos do corpo rico em O² onde onde sofre a ramificação das artéria fazendo com que seja arteríolas, dos tecidos a confluência do capilares e a troca de gases, passando a ser veias, e o sangue rico em CO² vai para o coração através das veias cava superior e inferior, o sangue chega no átrio direito rico em CO².
RETORNO VENOSO:
Ocorre por possuir válvulas venosas que impede que o sangue retorne, o retorno do sangue para o coração se dá através de contração musculares e a própria pulsão das artérias.
O CORAÇÃO É FORMADO POR QUATRO ESPAÇOS CHAMADOS DE: Átrio direito e átrio esquerdo, Ventrículo direito e ventrículo esquerdo. Responsáveis pela troca de gases.
OBS: Tudo que entra no lado direito é rico em GÁS CARBÔNICO, tudo que entra do lado esquerdo do coração é rico em OXIGÊNIO.
Cada compartimento é responsável pela troca gasosa, o lado azul possuindo CO² e o lado vermelho possuindo O² , do lado direito para o esquerdo só pode passar o sangue com gases após ter passado pelos pulões.
Existe uma camada que separa cada compartimento, são chamados de SEPTO, que separa os átrios é chamado de SEPTO INTER ATRIAL; o que separa os ventrículos é SEPTO INTERVENTRICULAR, o que separa os átrios e os ventrículos é o SEPTO ÁTRIO VENTRICULAR .
MIOCÁRDIO:
É a camada media e a mais espessa do coração. É composto de músculo estriado cardíaco. É esse tipo de músculo que permite que o coração se contraia e, portanto impulsione o sangue, ou foce para o interior dos vasos sanguíneos.
PERICÁRDIO:
É uma bolsa fina que envolve o coração. E é dividido em pericárdio fibroso e pericárdio seroso.
PERICÁRDIO FIBROSO: É um tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelástico. A camada mais esterna está fundida no pericárdio fibroso.
PERICÁRDIO SEROSO: Mais profundo, é uma membrana mais fina e mais delicada da que forma dupla camada, circundando o coração.
PEQUENA CIRCULAÇÃO:
CORAÇÃO, PULMÕES ,CORAÇÃO.
O sangue rico em CO² entra pelas veias carvas superior e inferior, vai para o átrio direito passa pela valva tricúspide indo direto para o ventrículo direito, indo para os pulmões passando pelas valva do tronco pulmonar através da artéria tronco pulmonar, passa pela artéria pulmonar onde chega nos pulmões onde sobre ramificação (capilares) e sobre a hematose que é a troca dos gases. Volta para o coração através das veias pulmonares, chaga no coração através da veia tronco pulmonar passando o sangue rico em O² para o átrio esquerdo.
GRANDE CIRCULAÇÃO:
CORAÇÃO, CORPO, CORAÇÃO.O sangue chega ao ventrículo esquerdo através da valva mitral, passa pela valva da aorta saindo do coração através da artéria aorta. Vai para os tecidos do corpo rico em O² onde onde sofre a ramificação das artéria fazendo com que seja arteríolas, dos tecidos a confluência do capilares e a troca de gases, passando a ser veias, e o sangue rico em CO² vai para o coração através das veias cava superior e inferior, o sangue chega no átrio direito rico em CO².
PODEMOS OBSERVAR:
Nenhum comentário:
Postar um comentário